Tupolev Tu-134. Foto: Wikimedia
Um vídeo divulgado no canal oficial do Telegram do Ministério da Defesa da Ucrânia mostra a destruição de um avião de transporte militar russo Tu-134 em um incêndio no aeródromo de Orenburg-2, ocorrido durante a noite de 12 para 13 de outubro de 2024.
+ Clique aqui para ver o vídeo
A aeronave, que segundo o ministério ucraniano, era utilizada pelo Ministério da Defesa da Rússia, pertencia ao 117º Regimento de Aviação de Transporte.
A Inteligência de Defesa da Ucrânia (HUR) reivindicou a responsabilidade pelo incêndio que destruiu o avião, que fazia parte da frota de aeronaves soviéticas usadas principalmente para o transporte de altos funcionários do Ministério da Defesa da Federação Russa.
O Tu-134, projetado e fabricado pela empresa russa Tupolev, foi amplamente utilizado durante a era soviética como avião de transporte de passageiros e continua em operação, embora de forma limitada, em alguns países da ex-União Soviética, como a Rússia e Bielorrússia.
No entanto, a maioria das unidades restantes é usada para voos militares, governamentais ou VIP, sendo cada vez mais raro o uso dessa aeronave em operações civis.
Fonte e imagens: Telegram @DIUkraine / Wikimedia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.